A Geração Nem-Nem
O Brasil tem hoje 9,6 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos que não estão nem no mercado de trabalho, nem no sistema de ensino.
No Brasil, de acordo com o professor Fernando de Holanda Filho (FVG), essas pessoas são vítimas de um desalento estrutural ou seja: são pessoas que desistiram de procurar trabalho, porque não têm quase nenhuma qualificação, e tampouco querem voltar a estudar, porque não se sentem atraídas pela escola.
Os países ricos também têm seus nem-nem, mas o motivo é a recessão persistente, que é bem menos significativa no Brasil.
A situação é tão preocupante que em alguns países é necessária a intervenção do Estado.
Na Espanha, metade dos jovens com menos de 34 anos continuam na casa dos pais.
Existem exatamente 800.000 jovens espanhóis, entre 18 e 24 anos, que nem estudam, nem trabalham.
Segundo o Instituto Metroscopia, 54% dos jovens desta faixa etária não tem nenhum projeto de vida, nem se interessa por alguma coisa.
- Nem ora nem lê a Bíblia
Orai sem cessar 1 Ts 5:17
Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mt 22:5
- Nem testemunha (fala) nem é piedoso (age)
14 Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. 17 Assim também a fé cristã, se não se traduzir em atos, é morta em si mesma. Tg 2:14,17
- Nem se alegra nem compartilha sua dor com ninguém
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram Rm 12:15
As cartas aos Tessalonicenses foram, provavelmente as primeiras escritas por Paulo.
1 Tessalonicenses 1:8 Porque, (a)partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte (b)tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, 9 pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e (c)como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,
(a) MISSIONAL: A Bíblia como um todo é um fenômeno missional. A Bíblia apresenta a história da missão de Deus, por meio do povo de Deus, no envolvimento deste com o mundo de Deus e em prol de toda a criação de Deus. A Bíblia é o enredo desse Deus comprometido com a missão de alcançar esse propósito universalmente, incluindo o passado, o presente e o futuro, Israel e as nações, a vida, o universo e tudo o que há, com o centro, foco, ápice e consumação de tudo isso em Jesus Cristo.
(b) RELEVANTE EM SUA PRÓPRIA GERAÇÃO: O tema do Novo Testamento não é, como poderia se pensar, Jesus em si mesmo ou Deus em si mesmo, mas Jesus em seu papel de Senhor e Salvador trata-se de uma mudança de conduta ética que esteja de acordo com o caráter e a vontade de Deus, e uma postura em que comprometemos a nossa vida com a grande história do propósito divino para as nações e para toda a criação. Deus tem uma igreja para realizar Sua missão no mundo.
(c) SACERDOTAL E PROFÉTICA: Quando adoramos a criação em vez de adorar ao Criador, tudo fica de ponta-cabeça (Dt 4:15-21). Os outros deuses são algo ou nada? Eles são ambas as coisas. Os deuses não são nada em relação a YHWH; mas são algo em relação àqueles que os adoram. A idolatria combatida na Palavra de Deus é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida.
Nas cartas, Paulo identifica pelo menos três inimigos de Tessalônica:
2 Tessalonicenses 1:4 Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demostrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando.
2 Tessalonicenses 2:2 não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. 3 Não deixem que ninguém os engane de modo algum.
Os atakoi (?τ?κτως)
1 Tessalonicenses 4:11 Esforcem-se para ter uma vida tranqila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; 12 a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.
Nesta segunda carta, Paulo descobre que um dos inimigos da igreja Tessalônica estava obtendo sucesso.
2 Tessalonicenses 3:6 Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que (a) se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que vocês receberam de nós.
7 Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, 8 nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, 9 não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês.