A Geração Nem-Nem

O Brasil tem hoje 9,6 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos que não estão nem no mercado de trabalho, nem no sistema de ensino.

No Brasil, de acordo com o professor Fernando de Holanda Filho (FVG), essas pessoas são vítimas de um desalento estrutural ou seja: são pessoas que desistiram de procurar trabalho, porque não têm quase nenhuma qualificação, e tampouco querem voltar a estudar, porque não se sentem atraídas pela escola.

Os países ricos também têm seus nem-nem, mas o motivo é a recessão persistente, que é bem menos significativa no Brasil.

A situação é tão preocupante que em alguns países é necessária a intervenção do Estado. 

Na Espanha, metade dos jovens com menos de 34 anos continuam na casa dos pais.

Existem exatamente 800.000 jovens espanhóis, entre 18 e 24 anos, que nem estudam, nem trabalham. 

Segundo o Instituto Metroscopia, 54% dos jovens desta faixa etária não tem nenhum projeto de vida, nem se interessa por alguma coisa.

  • Nem ora nem lê a Bíblia

Orai sem cessar 1 Ts 5:17

Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mt 22:5

  • Nem testemunha (fala) nem é piedoso (age) 

14 Meus irmãos, que interessa se alguém disser que tem fé em Deus, e não fizer prova disso através de obras? Esse tipo de fé não salva ninguém. 17 Assim também a fé cristã, se não se traduzir em atos, é morta em si mesma. Tg 2:14,17

  • Nem se alegra nem compartilha sua dor com ninguém

15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram Rm 12:15

As cartas aos Tessalonicenses foram, provavelmente as primeiras escritas por Paulo.

1 Tessalonicenses 1:8 Porque, (a)partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte (b)tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, 9 pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, e  (c)como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

(a) MISSIONAL: A Bíblia como um todo é um fenômeno missional. A Bíblia apresenta a história da missão de Deus, por meio do povo de Deus, no envolvimento deste com o mundo de Deus e em prol de toda a criação de Deus. A Bíblia é o enredo desse Deus comprometido com a missão de alcançar esse propósito universalmente, incluindo o passado, o presente e o futuro, Israel e as nações, a vida, o universo e tudo o que há, com o centro, foco, ápice e consumação de tudo isso em Jesus Cristo.

(b) RELEVANTE EM SUA PRÓPRIA GERAÇÃO: O tema do Novo Testamento não é, como poderia se pensar, Jesus em si mesmo ou Deus em si mesmo, mas Jesus em seu papel de Senhor e Salvador trata-se de uma mudança de conduta ética que esteja de acordo com o caráter e a vontade de Deus, e uma postura em que comprometemos a nossa vida com a grande história do propósito divino para as nações e para toda a criação. Deus tem uma igreja para realizar Sua missão no mundo.

(c) SACERDOTAL E PROFÉTICA: Quando adoramos a criação em vez de adorar ao Criador, tudo fica de ponta-cabeça (Dt 4:15-21).  Os outros deuses são algo ou nada? Eles são ambas as coisas. Os deuses não são nada em relação a YHWH; mas são algo em relação àqueles que os adoram. A idolatria combatida na Palavra de Deus é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida.

Nas cartas, Paulo identifica pelo menos três inimigos de Tessalônica:

2 Tessalonicenses 1:4 Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé demostrada por vocês em todas as perseguições e tribulações que estão suportando.

2 Tessalonicenses 2:2 não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado. 3 Não deixem que ninguém os engane de modo algum.

Os atakoi (?τ?κτως)

1 Tessalonicenses 4:11 Esforcem-se para ter uma vida tranqila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; 12 a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém.

Nesta segunda carta, Paulo descobre que  um dos inimigos da igreja Tessalônica estava obtendo sucesso.

2 Tessalonicenses 3:6 Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que  (a) se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que vocês receberam de nós.

 7 Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, 8 nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, 9 não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês.

(a) ordenamos que se afastem = στ?λλω (stello) = restringir/limitar (não significa excluir)

Nesta segunda carta, Paulo descobre que um dos inimigos da igreja Tessalônica estava obtendo sucesso  O que deu errado?
2 Tessalonicenses 3:10 Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.
11 Pois ouvimos que  (a) alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas  (b) andam se intrometendo na vida alheia.
12 A tais pessoas  ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqilamente e comam o seu próprio pão.

(a) Alguns membros da congregação interpretaram incorretamente os ensinamentos de Paulo acerca da volta de Cristo, deixaram de trabalhar e passaram a viver à custa da generosidade da igreja.
     O apóstolo não está abordando as pessoas que precisam de assistência social por parte da igreja. Parece bem claro que estas pessoas não estavam simplesmente desempregadas, mas também estavam recusando-se a realizar qualquer trabalho e, como conseqência, estavam sendo um transtorno para outras pessoas. E é certamente este aspecto que Paulo está enfatizando, e parece ser o pensamento dominante na passagem.

(b) Enquanto as mãos permaneciam ociosas, a língua continuava afiada! Justificavam seu comportamento com a expressão: O Senhor está prestes a voltar! As interpretações e aplicações equivocadas das verdades da Palavra de Deus podem causar inúmeros problemas.
       É acrescentado um novo elemento, porém: não trabalham; antes se intrometem na vida alheia. O grego contém um jogo de palavras, tal qual: não se metem no trabalho: são metidas; não trabalham como abelhas: são abelhudas, o que NEB traduz de modo apropriado: cuidando dos negócios de todos, menos dos seus próprios.

Paulo trata da situação, (1) restringindo a igreja às idéias distorcidas; (2) convocando os pecadores a mudar seus caminhos. 

Nesta segunda carta, Paulo descobre que um dos inimigos da igreja Tessalônica estava obtendo sucesso  As consequências
2 Tessalonicenses 3:13 Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.
14 Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado; 15 contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.
16 O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

     O pecado na vida de um cristão sempre afeta toda a igreja. Talvez tenham sido tentados a cansar-se, i. é, perder o ânimo (G16.9; Ef 3.13; cf. 2 Co 4.1,16; Lc 18.1), de fazer o bem. Os cristãos fiéis estavam desanimados com a conduta desses convertidos negligentes que se recusavam a trabalhar. Seu argumento era: "Se eles não precisam trabalhar, então por que nós precisamos?", e Paulo o rebate logo no início. 
     No caso de "cristãos nem-nem", Paulo diz aos membros da congregação para (1) identificá-los, (2) exortá-los e, se não se arrependerem, para (3) evitar a comunhão íntima com eles. "Não se associar" significa "não se misturar com".
     Um dos problemas de exercer a disciplina é a tentação de permitir que os sentimentos pessoais afetem a aplicação, especialmente através de usar o ato da disciplina como meio de exercer sentimentos de mágoa e inimizade para com o culpado. Não é fácil exercer a disciplina em prol da justiça e evitar que a malícia pessoal se infiltre como motivo.
     Paulo sabendo da tendência humana de cair em extremos os acautela a não tratarem os transgressores como se fossem inimigos e acrescenta que eles ainda são irmãos em Cristo.

 2 Tessalonicenses 2:7 A verdade é que o mistério da iniqidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.
iniquidade = anomia = injustiça, 1) de um juiz 2) de coração ou vida 3) ou de ação que viola a lei e justiça.
Como o ministro deve agir quando vê seu povo ameaçado pelo pecado?
2 Tessalonicenses 3:4 Confiamos no Senhor que vocês estão fazendo e continuarão a fazer as coisas que lhes ordenamos. 5 O Senhor conduza o coração de vocês ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.