Obesidade Infantil
Quanto mais cedo uma pessoa se torna obesa, menos anos ela vive. Se nada for feito, esta será a primeira geração que, pela primeira vez num século, poderá ter uma expectativa de vida menor do que a dos seus pais Philip James, presidente da World Obesity Federation
Reeducação em vez de privação
É essa a maneira mais correta de lutar contra a obesidade, segundo afirmam médicos e nutricionistas empenhados atualmente em riscar a palavra dieta das indicações de tratamento contra a obesidade, substituindo-a pela expressão plano alimentar. Não se trata de uma mera troca de nomes, mas de um novo conceito. Dieta está associada à privação de alimentos, sofrimento e, na maioria das vezes, fracasso, com a retomada de peso. Plano alimentar passa pela ideia de reeducação alimentar, que prevê mudanças nos hábitos alimentares sem privar a pessoa do que gosta, o que resulta em maior bem-estar e menor risco de recuperar peso, além de se transformar num aprendizado para a vida toda.
O conceito de reeducação alimentar investe contra uma das principais fontes da obesidade: os hábitos errados à mesa. Estabelecer novos hábitos, principalmente quando a criança é pequena, pode não ser tão difícil quanto se pensa. Aqui estão algumas sugestões relacionadas pelos especialistas:
- Fixar horários para as refeições e lanches, para evitar "beliscar".
- Diminuir aos poucos a quantidade de alimentos gordurosos e frituras oferecidos à criança, estimulando-a a comer alimentos crus, grelhados ou refogados.
- Servir a comida num prato menor e, aos poucos, diminuir o tamanho das porções.
- Não deixar a criança fazer as refeições assistindo tevê. Distraída, ela costuma comer mais.
- Trocar os refrigerantes pelos sucos mais saudáveis, evitando adoçá-los.
- Estimular a criança a comer devagar, mastigando bem, para facilitar a digestão e a assimilação dos alimentos.
- Manter a despensa livre de guloseimas, para não incentivar o impulso de comer fora de hora.
- Em vez de proibir sanduíche e refrigerante, o que só contribui para "valorizar" esses itens, liberar um dia da semana para os excessos.