Descrição do Projeto

O Escore de Ballard é um método rápido, aplicável e preciso de avaliação da Idade Gestacional de recém-nascido de muito baixo peso ao nascer, sendo um preditor significativo de sobrevivência.

Este é um método modificado da versão original sendo agregados alguns itens, permitindo assim a avaliação de RN com IG a partir de 20 semanas.

Limitação: O Ballard superestima significativamente em 0,6 a 1,7 semanas a IG de RN entre 32 e 37semanas de IG, sendo atribuído ao stress intra-uterino que acelera a maturação fetal.

EXAME NEUROLÓGICO

POSTURA – Com o RN em repouso, observar a atitude dos 4 membros.
0 Deflexão total dos 4 membros.
1 Flexão ligeira dos quadris e joelhos.
2 Flexão moderada ou acentuada dos membros inferiores e discreta flexão do antebraço.
3 Membros inferiores em flexão, quadris abduzidos, com membros superiores com alguma flexão (posição de batráquio).
4 Os quatro membros apresentam flexão igual e forte.

ÂNGULO DE FLEXÃO DO PUNHO – Flexionar a mão sobre o punho, exercendo pressão suficiente para obter o máximo de flexão possível. Medir o ângulo entre a iminência hipotenar e a face anterior do antebraço.

RETRAÇÃO DO BRAÇO – Flexionar ao máximo o antebraço durante 5 segundos, em seguida estender ao máximo através de tração das mãos, soltando em seguida observando o ângulo entre o braço e antebraço.

ÂNGULO POPLÃTEO – Com o RN em decúbito dorsal e a pelve apoiada na superfície da mesa de exame, a perna é flexionada por completo sobre a coxa com uma das mãos, e coma outra mão a perna é estendida, observando-se o ângulo obtido.

SINAL DO XALE – Com o RN em decúbito dorsal, segurar umas das mãos e levá-la o máximo possível em direção ao ombro do lado contralateral. Permite-se levantar o cotovelo sobre o corpo. A contagem de pontos se faz segundo a localização do cotovelo.
-1: cotovelo ultrapassa a linha axilar do lado oposto.
0: cotovelo atinge a linha a linha axilar anterior contralateral.
1: permanece entre a linha axilar contralateral e a linha média.
2: cotovelo na linha média do tórax.
3: cotovelo não chega à linha média do tórax.

MANOBRA DE CALCANHAR-ORELHA - levar um dos pés ao máximo possível em direção à cabeça, mantendo a pelve sobre a mesa. Atribua os pontos conforme a figura.

Cliente

Fabrício

Compartilhar:



Projetos Relacionados